Crise pode afetar venda de itens de informática



A crise financeira global deverá ter impacto negativo sobre o consumo de equipamentos eletroeletrônicos e de informática nos próximos meses. Embora a expectativa não seja por retração nas vendas, certamente haverá redução no ritmo de expansão nas vendas desses produtos, afirma o Provar-FIA (Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Admininistração).

De acordo com levantamento do Provar, os produtos de informática são os mais cobiçados pelos consumidores para suas aquisições no quarto trimestre. Dentre aqueles que pretendem comprar bens duráveis e semi-duráveis entre outubro e dezembro, 13,2% irão adquirir produtos de informática - notadamente computadores. Esse é o segmento que mais registrou expansão nas intenções de compra dos brasileiros em relação ao mesmo trimestre de 2007: 4,4%.

Por outro lado, a intenção de gastos dos consumidores avaliada pelo Provar mostra que haverá uma retração de 1,6% nos valores utilizados para a aquisição de produtos de informática no último trimestre - ante igual período de 2007. "Isso, porém, se explica pela alta competição no setor e menores preços, muito mais do que por um desinteresse dos consumidores", afirma Felisoni. Em média, os brasileiros devem gastar R$ 1.400,42 com informática entre outubro e dezembro.

0 comentários: